O Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa de Jornalismo Económico visa distinguir os melhores trabalhos publicados anualmente na comunicação social de imprensa escrita, nas áreas de Gestão de Empresas e Negócios, Mercados Financeiros, e Economia e Sustentabilidade.


Estas categorias abrangem temas como:

  • Gestão de Empresas e Negócios:
    Gestão de empresas: todas as disciplinas de gestão, como gestão financeira, operacional, marketing e comunicação, estratégia e recursos humanos.
    Negócios: temas como fusões e aquisições, internacionalização de empresas e reestruturações.
  • Mercados Financeiros:
    Todos os temas relacionados com valores mobiliários nos vários mercados, como ações, obrigações, cotações e IPO's.
  • Sustentabilidade e Inovação Empresarial:
    Todos os temas das áreas micro ou macro relacionados com a economia sustentável; ferramentas e estratégias das empresas para a sua viabilidade económica; equilíbrio da atividade económica e financeira dos vários intervenientes na sociedade em que está inserida.
    Artigos que abordem conceitos, ideias, projetos e atividades financeiras que gerem valor no presente sem porem em causa a existência ou a possibilidade de criação de valor às gerações futuras.
  • O galardão engloba três prémios monetários, num montante global de 20.000€: 10.000€ para o Grande Prémio, que será igualmente o vencedor de uma das categorias, (prémio não acumulável), e 5.000€ para o melhor trabalho concorrente a cada uma das restantes categorias.

    O Prémio é entregue em colaboração com a Universidade NOVA de Lisboa, à semelhança do que tem acontecido em outros países, com prémios de jornalismo de grande prestígio desenvolvidos com a colaboração de Universidades.

    Os principais objetivos são...

  • Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos nas áreas de Gestão de Empresas e Negócios, Mercados Financeiros, e Economia e Sustentabilidade.
  • Distinguir os melhores trabalhos nas áreas Gestão de Empresas e Negócios, Mercados Financeiros e Economia e Sustentabilidade, publicados anualmente na comunicação social portuguesa de imprensa escrita (suporte papel ou eletrónico).
  • Promover a criação jornalística e incentivar a uma melhor qualidade no tratamento da informação, contribuindo assim para uma cidadania mais responsável, informada e participada.

  • Vencedores - Edição de 2006 | Vencedores - Edição de 2007
    Vencedores - Edição de 2008 | Vencedores - Edição de 2009
    Vencedores - Edição de 2011 | Vencedores - Edição de 2012
    Vencedores - Edição de 2013 | Vencedores - Edição de 2014
    Vencedores - Edição de 2015 | Vencedores - Edição de 2016