Parceria Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa
"Presentismo - nova epidemia" vence 2ª edição do Prémio de Jornalismo Económico

O trabalho na área de Gestão da jornalista Carla Pedro, do Jornal de Negócios, foi o grande vencedor do Prémio de Jornalismo Económico 2007, ao qual concorreram cerca de 70 artigos nas áreas de Economia, Gestão e Mercados Financeiros. "O difícil caminho da sustentabilidade" de Ana Taborda e Catarina Madeira, do suplemento Dia D, do Público, e "Empresas Procura-se", de Margarida Fiúza, da Revista Exame, receberam os prémios das áreas de Economia e Mercados Financeiros, respectivamente.

O Prémio de Jornalismo Económico, que resulta de uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Universidade Nova de Lisboa, recebeu nesta 2ª edição mais de 70 trabalhos concorrentes, um acréscimo de cerca de 50% relativamente ao ano anterior. Estes trabalhos foram publicados em diferentes órgãos de comunicação social de imprensa escrita entre os dias 1 de Dezembro de 2006 e 31 de Dezembro de 2007, nas áreas de Economia, Gestão e Mercados Financeiros.

O artigo "Presentismo, a nova epidemia" da autoria da jornalista Carla Pedro sobre os problemas de produtividade, derivados dos fenómenos denominados absentismo e presentismo - no caso deste último versando sobre os custos directos e indirectos para as empresas associados ao facto de os colaboradores doentes não se restabelecerem em casa - publicado no Jornal de Negócios, foi considerado o melhor artigo, sendo o vencedor simultâneo da área de Gestão. A jornalista vai receber assim o Grande Prémio no valor pecuniário de 15.000 euros.

Nas restantes áreas foram premiados os artigos "O difícil caminho da sustentabilidade", de Ana Taborda e Catarina Madeira, publicado no suplemento Dia D, do Público, referente à área de Economia, e "Empresas Procura-se", de Margarida Fiúza, da Revista EXAME, na área de Mercados Financeiros. Cada um destes trabalhos será premiado com um valor pecuniário de 7.500 euros.

Os vencedores foram conhecidos ontem à noite, na sede do Banco Santander Totta, na Rua do Ouro, num jantar de consagração para os autores dos trabalhos premiados e que, para além dos jornalistas vencedores, contou com a presença do Presidente da Comissão Executiva do Banco Santander Totta, Nuno Amado, do Reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Bensabat Rendas e dos membros do Júri do Prémio.

Veja aqui as Fotografias do Evento.


Vencedores - Edição de 2006 | Vencedores - Edição de 2007
Vencedores - Edição de 2008 | Vencedores - Edição de 2009
Vencedores - Edição de 2011 | Vencedores - Edição de 2012
Vencedores - Edição de 2013 | Vencedores - Edição de 2014
Vencedores - Edição de 2015 | Vencedores - Edição de 2016