Iniciativa Banco Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa
"Quem governa os governadores", trabalho do Jornal de Negócios, vence o Grande Prémio de Jornalismo Económico 2008

O trabalho "Quem governa os governadores", da autoria do jornalista Rui Peres Jorge, do Jornal de Negócios, foi o vencedor do Grande Prémio da 3ª edição do Prémio de Jornalismo Económico. Na categoria de Gestão, o Prémio foi atribuído ao artigo do Expresso "Quem é accionista do BPN?", dos jornalistas Isabel Vicente, Nicolau Santos e Pedro Lima, enquanto na categoria de Mercados Financeiros foi distinguido o artigo da revista Sábado "O que as offshores não mostram", de Ana Taborda e Helena Cristina Coelho.

Quanto ganha um governador, quais as funções que desempenha e como são nomeados são algumas das questões que o jornalista Rui Peres Jorge relata no trabalho"Quem governa os governadores" e que mereceu a mais alta distinção por parte do júri do Prémio, vencendo simultaneamente a categoria de Economia.

Nas outras categorias a concurso, o artigo "Quem é accionista do BPN?", dos jornalistas do Expresso, Isabel Vicente, Nicolau Santos e Pedro Lima, publicado em Janeiro de 2008, venceu na categoria de Gestão, pelo trabalho de investigação sobre vários temas relacionados com este Banco. Na categoria de Mercados Financeiros foi distinguido o artigo "O que as offshores não mostram", das jornalistas da revista Sábado, Ana Taborda e Helena Cristina Coelho, sobre o modo como são criadas e geridas as offshores.

Esta é a 3ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, promovido em conjunto pela Universidade NOVA de Lisboa e pelo Banco Santander Totta, para promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo os melhores trabalhos de imprensa escrita e electrónica nas áreas de Economia, Gestão de Empresas e Mercados Financeiros.

O "Grande Prémio", atribuído ao trabalho do jornalista Rui Peres Jorge, tem o valor de 15.000 euros, e os restantes prémios, vencedores das respectivas áreas, o valor de 7.500 euros cada um.

Nesta 3ª edição concorreram cerca de 60 trabalhos, que foram avaliados por um Júri constituído por distintos professores e jornalistas: Professor Doutor Ferreira Machado (Presidente do Júri), Dr. Francisco Sarsfield Cabral; Professor Doutor José Albuquerque Tavares; Professor Doutor José Neves Adelino; Professor Doutor José Rodrigues dos Santos, Professor Doutor Luís Almeida Costa e Dr. Sérgio Figueiredo. Os vencedores foram conhecidos no dia 4 de Maio, na sede do Banco Santander Totta, na Rua do Ouro, num jantar de consagração para os autores dos trabalhos premiados e que, para além dos jornalistas vencedores, contou com a presença do Presidente da Comissão Executiva do Banco Santander Totta, Nuno Amado, do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, António Bensabat Rendas e dos membros do Júri do Prémio.


Vencedores - Edição de 2006 | Vencedores - Edição de 2007
Vencedores - Edição de 2008 | Vencedores - Edição de 2009
Vencedores - Edição de 2011 | Vencedores - Edição de 2012
Vencedores - Edição de 2013 | Vencedores - Edição de 2014
Vencedores - Edição de 2015 | Vencedores - Edição de 2016